Normas
Publicidade
Normas para cobrança de diária de Diretor de Fotografia
Duração
A carga horária será equivalente a 10 horas contadas do momento em que o diretor de fotografia for marcado no set. Horas excedentes serão pagas como extra.
Valor
A diária será a mesma atualmente cobrada por cada profissional.
2-1. Por hora, o valor cobrado nos feriados e finais de semana será o mesmo.
Hora extra
3-1. A partir da 11ª hora serão cobradas horas extras.
3-2. Cada uma das 6 (seis) primeiras horas extras terá o valor equivalente a 10% do valor da diária.
3-3. A partir da 17ª hora, o valor será equivalente a 20% da diária.
Obs.1: a possibilidade de trabalhar após a 17ª hora fica restrita a uma condição excepcional, justificada pela locação ou prazos excepcionais, desde que esta condição seja previamente apresentada ao diretor de fotografia.
Obs.2: Não haverá fração de horas.
Viagens
Será considerada viagem quando a distância do set for superior a 100 km da residência do profissional. Com isso, as horas serão cobradas a partir do início da viagem.
4-1. Para viagens no mesmo dia das filmagens, serão cobradas horas extras a partir da 11ª hora, conforme estabelecido no item 3-2, contadas a partir do horário de convocação, sem nenhum acréscimo a partir da 17ª hora.
4-2. Viagens ocorridas fora da diária de filmagem terão cobrança de meia diária.
4-3. Intervalos de diárias de filmagens devido a viagens também terá cobrança de meia diária.
Visita à locação
Será cobrada no mínimo 1/2 diária.
Pré-light
Será cobrado como uma diária normal.
Correção de Cor
Fica a critério do profissional efetuar ou não a cobrança da correção de cor.
Cancelamento da filmagem
Estamos estudando o contrato de produção celebrado pelos associados APRO e seus clientes, portanto retomaremos o assunto em breve.
Claquetes
O nome do diretor de fotografia deve constar de todas as claquetes de cópias de filmes comerciais para que o profissional responsável seja identificado.
Vigência
Este acordo foi firmado em setembro de 2004, na sede da APRO com a presença da diretoria e diretores de fotografia
Ficção
Duração
Diária máxima de 12 horas, embora seja recomendável a diária de 11 horas, já adotada em vários projetos. O turnaround ou intervalo, é de 12 horas entre uma diária e outra. A diária deve contemplar uma refeição (almoço ou jantar) com 1 (uma) hora de descanso.
Período de trabalho semanal
Recomendamos a semana de 5×2 (dois dias de folga para cada cinco dias trabalhados ), inclusive durante a pré-produção. A semana 6×1 exige muito da equipe e o rendimento geral acaba caindo, o que muitas vezes prejudica o aspecto artístico do trabalho e também conspira para um aumento de tensão e humores exaltados, devido ao cansaço.
Deslocamentos
Deslocamentos intermunicipais em dia de filmagem deverão ser incluídos na diária. Para projetos em outras cidades as produtoras devem fornecer transporte e acomodações adequadas.
Pré e Pós-Produção
A remuneração do Diretor de Fotografia deverá ser a mesma estipulada para filmagem e para a pré-produção. Já na pós-produção deve seguir o valor da semana de filmagem.